Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

Como Encontrar Vazamentos de Água em Casa?

Como Encontrar Vazamentos de Água em Casa?

Como Encontrar Vazamentos de Água em Casa? Encontrar e resolver vazamentos em casa é um enorme desafio para você e sua família? Antes de mais nada, saiba que eu tenho uma boa e uma má notícia.

A princípio, a má notícia que de acordo com as estimativas de um estudo publicado pelo portal G1:

“ De cada cem litros de água captada, tratada e pronta para ser distribuída, 38 litros a gente deixa escorrendo pelo ralo.”

 Em outras palavras, a água desperdiçada, sobretudo devido aos vazamentos de tubulações antigas e com péssimo estado de conservação, seria suficiente para:

-Encher sete mil piscinas olímpicas por dia;

-Abastecer três em cada dez brasileiros;

-O que equivale a 60 milhões de pessoas.

Em segundo lugar, o custo de jogar essa água fora devido aos vazamentos em casa fica em torno de um pouco mais de R$ 11 bilhões em um ano. Só pra ter uma breve ideia da gravidade do assunto, isso é muito mais do valor investido em água e esgoto em todo o país, somente em 2019.

Tá, mas e a boa notícia?

Acima de tudo, a boa notícia é que você pode fazer sua parte para evitar tamanho desperdício, e o que é melhor: de um jeito fácil. E o melhor de tudo: além de economizar água, um recurso vital para nossa vida e muitas vezes tão escasso, você sentirá os benefícios também no bolso.

Afinal, aquela conta de água astronômica que muitas vezes você é obrigado a pagar vai diminuir assim que você encontrar e resolver vazamentos em casa. Preparado? Então continue lendo o post de hoje no blog da Caça Vazamento Porto Alegre!


Como Encontrar Vazamentos de Água em Casa? 

Como Encontrar Vazamentos de Água em Casa? – Sabia que apenas o fato daquela torneira que você nunca arruma e que pinga todos os dias, pode gerar diariamente o desperdício de 33 litros de água?

Certamente que você não quer arcar com esse prejuízo, não é mesmo? Dessa maneira, veja a seguir alguns testes simples que lhe ajudarão a detectar vazamentos:

-Escolha um momento no dia em que o uso da água não é essencial ou combine com todos que ficarão cerca de 2 horas sem usar a rede hidráulica do imóvel.

-Isso inclui desde a descarga de vasos sanitários, até mesmo as torneiras e uso de lava louças ou máquina de lavar.

– Vá até o medidor de água. Leia os números e anote-os. Esta é sua primeira leitura. Espere pelo menos duas horas e depois leia o hidrômetro novamente.

-Compare as duas leituras. Se os números forem diferentes, você tem um vazamento de água.

– Neste caso, é interessante solicitar a ajuda de um encanador.

– Outra medida eficaz é solicitar o serviço de caça vazamento, prestado por uma empresa desentupidora de sua confiança.


Como Encontrar Vazamentos de Água em Casa? Será Que o Seu Chuveiro Está Vazando Água?

Como Encontrar Vazamentos de Água em Casa? O chuveiro também pode ser um dos grandes vilões “ladrões” de água. Se você desliga o chuveiro e ele continua pingando por muito tempo, ou mesmo percebe água escoando nas conexões da instalação, resolva esse problema rapidamente.

Afinal, se um chuveiro vazar cerca de 10 gotas por minuto ele pode desperdiçar mais de 500 galões de água por ano.

Boa parte dos chuveiros com vazamento pode ser consertado. Basta ter uma conexão firme entre o chuveiro e a haste do tubo. Para tanto, use fita adesiva para fixá-lo.

Outro tipo de vazamento de água que ocorre no banheiro é o vazamento no vaso sanitário. Porém, se trata de um problema muito fácil de identificar. Basta colocar um pedaço de papel higiênico seco próximo à válvula de descarga do vaso sanitário. Se começar a molhar, você tem um vazamento. Uma boa forma de solucionar é entrar em contato com a Caça Vazamento Porto Alegre e solicitar o reparo.


Como Encontrar Vazamentos de Água em Casa? E Quando o Vazamento Não é Visível? Como Descobrir?

Como Encontrar Vazamentos de Água em Casa? Localizar um vazamento de água nos canos dentro de suas paredes pode ser complicado, no entanto, existem alguns sinais indicadores que você pode observar:

– O tapete de determinado cômodo, ou mesmo o piso ficam úmidos? Se sim, provavelmente estamos diante de um vazamento na tubulação que vai dentro da parede.

-Se você notou a pintura descascada, empenada ou borbulhante, também é um forte indício.

-Repare se as paredes ou tetos estão com uma aparência desbotada e sinais de mofo.

Há ainda outras situações a se considerar. Por exemplo, o vazamento pode não ser exatamente de um cano rachado ou fissuras, mas também:

– Calhas entupidas (há quanto tempo não é feita a manutenção e limpeza da calha, hein?);

– Canos e tubulações obstruídos;

– Infiltração devido ao alto nível da água da chuva, sem drenagem adequada.

Lembre-se sempre de uma coisa: não é apenas a parte estética do imóvel que fica comprometida, devido manchas e bolhas na pintura. Há o mofo, que acarreta em problemas de saúde. Contudo, há também a integridade da estrutura do imóvel que pode ser comprometida.

Dessa forma, fica aqui aquela pergunta básica que não quer calar: como resolver?

Vamos lá, primeiramente:

– Identifique a causa do vazamento e infiltração. Se for algo estrutural do encanamento, procure a ajuda de um encanador profissional;

– Por outro lado, se a questão envolve entupimentos, problemas de drenagem de águas pluviais, dentre outros aspectos relacionados, a solução tem nome e sobrenome: Caça Vazamento Porto Alegre.

Sendo líder no segmento e referência de serviços prestados com excelência, garantia e ótimo custo e benefício, a Caça Vazamento Porto Alegre oferece atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre agora mesmo em contato e solicite uma visita gratuita, você não irá se arrepender.