Skip to content
Desentupidora Porto Alegre ☎️ (51) 3342-8908

Como Desentupir Caixa de Gordura

Como Desentupir Caixa de Gordura

A caixa de gordura tem como principal objetivo “filtrar” a gordura da água que desce pelo ralo da pia em direção ao esgoto. Quando lavamos a louça, muitas vezes de forma totalmente errada, jogamos o restante de óleo e gordura das panelas e utensílios na pia (neste artigo ensinamos como deve ser feito para evitar entupimentos. Mas o que pouca gente tem conhecimento é que a gordura tende a endurecer e dependendo de onde estiver, pode causar grandes entupimentos nos canos de esgoto.

Por esse motivo, a caixa de gordura é o local onde o cano da pia da cozinha termina, levando toda a água suja e gordurosa para essa caixa onde uma espécie de filtragem acontece. Como a gordura é mais leve que a água e a caixa contém uma pequena parede que impede a gordura de continuar o percurso, ela se separa da água e flutua para o topo da caixa, deixando a água livre para percorrer todo o encanamento até o esgoto, sem causar entupimentos.

Com o tempo e a falta de limpeza da caixa de gordura, essa gordura toda vai se acumulando e pode causar o entupimento de alguns canos da cozinha, causando danos aos moradores e outras situações inconvenientes como mal cheiro e atração de insetos como baratas. O ideal para que isso não aconteça é manter a manutenção da caixa de esgoto e, principalmente, a limpeza frequente da mesma, diminuindo assim eventuais entupimentos.

Resultado de imagem para Como Desentupir Caixa de Gordura

 

Limpeza e desentupimento da caixa de gordura

Na maioria das vezes a limpeza correta da caixa de gordura já irá desentupir a mesma, o que pode ser feito de uma maneira simples, dependendo das circunstâncias.

Para auxiliá-lo, vamos compartilhar abaixo um passo a passo de como desentupir e limpar a caixa de gordura. É extremamente importante que não utilizem nenhum produto químico para esta atividade, não utilize soda cáustica, bicarbonato de sódio, entre outros, pois a gordura poderá derreter e complicar outros encanamentos, entupindo e causando ainda mais prejuízos.

Atente-se a fazer exatamente o que descreveremos abaixo.

Utensílios que irá precisar

  • Uma peneira;
  • Um saco de lixo;
  • Um par de luvas de plástico grossas.

Passo a passo

  • Para limpar e assim desentupir a caixa de gordura, comece retirando a tampa da caixa de gordura.
  • Após retirar a tampa, coloque as luvas de borracha para evitar o contato com qualquer bactéria e com a ajuda da peneira, com cuidado retire toda a gordura endurecida que estiver na boca da caixa e jogue dentro do saco de lixo.
  • Após retirar toda a gordura, a caixa estará limpa e provavelmente ao final desse processo a caixa de gordura estará desentupida.

A caixa de gordura permaneceu entupida?

Em casos onde, mesmo depois de toda a limpeza, a caixa permanece entupida, o problema pode estar depois dela, entre os encanamentos que levam a água suja para o esgoto, então recomendamos que entre em contato com uma empresa desentupidora de confiança para fazer a avaliação do local e então descobrir qual o verdadeiro motivo do entupimento.

Talvez possa ser algum material que ficou preso entre os encanamentos e/ou excesso de gordura que tenha passado pela caixa e chegado até os canos.

O importante é que tanto a caixa de gordura quanto o encanamento não seja forçado com nenhuma ferramenta ou mesmo produtos químicos, pois o processo pode piorar e causar mais prejuízo ao morador. Nós da Desentupidora podemos ajudá-lo caso a caixa de gordura da sua casa esteja entupida. Possuímos materiais e equipamentos adequados e profissionais técnicos para executar o desentupimento sem causar maiores danos.