Skip to content
Desentupidora Porto Alegre ☎️ RS (51) 3342-8908

Como Desentupir e Prevenir Entupimentos nos Ralos

Como desentupir e prevenir entupimentos nos ralos

Entupimento dos ralos da cozinha é algo que pode ocorrer com bastante frequência e que sempre causa incômodo. Há entupimentos leves em que a água apenas demora a escoar pelo ralo, até entupimentos totais onde a água definitivamente não desce.

Felizmente, é um problema que muitas vezes podem ser facilmente resolvidos. Mas antes de decidir como desentupir, é necessário saber quais são os fatores que contribuem para o entupimento e quais são as melhores maneiras para evitar que isso ocorra.

Muitas dicas e truques para desentupir ralos são encontradas na internet. Há como desentupir os ralos com refrigerante, suco de frutas e diversos outros ingredientes que, segundo internautas, fazem milagres. Porém, é preciso levar em conta que nesse momento a pia está entupida e cheia de água e não há como introduzir tais ingredientes, já que a água não tem escoamento.

O que deve ser feito nesses casos é simples! Com um balde posicionado abaixo do sifão da pia, retire a parte removível do sifão. Nesse momento a água deverá escoar dentro do balde. Jogue a água fora e remova a sujeira existente no sifão. Encaixe novamente o sifão e abra a torneira. Assim que abrir a torneira, a água deverá escoar normalmente pela pia.

Caso a obstrução não seja total, despeje ½ xícara de bicarbonato de sódio e ½ xícara de vinagre branco. A mistura irá borbulhar. Deixe agir por 2 minutos e despeje 4 xícaras de água fervente. Isso facilita a desobstrução.

Causas dos entupimentos

Abaixo relacionamos três dos vilões dos ralos mais comuns e indicações de como evitar que eles vão parar nos ralos. Esperamos que com isso você não precise passar mais pela frequente e estressante tarefa de aplicar as dicas de como desentupir que mostramos acima. E como bônus, você ainda ajuda a diminuir o despejo de uma série de poluentes no sistema público de esgotos.

Borra de café – o pó de café úmido costuma ficar acumulado dentro dos canos quando a corrente de água não é muito forte. Juntando essa borra acumulada com a gordura de outros alimentos que também despejamos pelo encanamento, o resultado é um bolo pegajoso que acaba sendo um dos principais motivos de entupimentos em tubulações de cozinha.

Cascas de ovo – Muita gente costuma juntar os restos não aproveitados dos ingredientes na pia, acumulando-os para jogar tudo fora de uma vez no final. Quando fazemos isso com cascas de ovos, elas costumam se fragmentar em pedaços bem pequenos. Ao abrir a torneira, esses fragmentos acabam indo pelo ralo, gerando a mesma situação da borra de café. Na verdade, qualquer coisa que não for solúvel em água pode eventualmente causar o mesmo problema.

Restos de alimentos – Muita gente ainda tem o hábito de raspar as sobras de comida dentro da pia ao invés do cesto de lixo. Pequenos nacos de carne ou de pele de galinha, pedacinhos de queijo e outros alimentos à base de leite – manteiga, sorvete ou creme, por exemplo – também costumam entupir a tubulação.

Peça ajuda profissional

Caso a tentativa de desobstrução não dê certo, chame uma empresa especializada para realizar o desentupimento. A Desentupidora conta com profissionais experientes e equipamentos modernos para a realização de qualquer tipo de desentupimento.

Com muito cuidado e higiene, nossos profissionais localizam o entupimento e removem a sujeira com rapidez e segurança desobstruindo as tubulações e normalizando o fluxo na rede de esgoto. Entre em contato com a central de atendimento da Desentupidora e solicite seu orçamento gratuito.