Existem diversas formas de como desentupir pia que você mesmo pode fazer. Mas se o problemas persistir, aí é a hora de chamar um especialista em hidráulica. Isso porque, em algumas situações, o entupimento é causado por problemas no sistema de escoamento. Já em situações normais, uma pia pode entupir por causa de detritos que descem pelo ralo. No caso de uma pia de banheiro, o principal causador são os cabelos.

A boa notícia é que na grande maioria dos casos você mesmo pode saber como desentupir a pia. Antes de mais nada, você pode tentar derreter o que tem dentro do ralo e canos.

Resultado de imagem para Como desentupir pia Água quente

Água quente

Ferva 2 litros de água e derrame diretamente no ralo. Vá derramando aos poucos, dando pequenos intervalos de tempo, algo como uns 10 segundos. Quanto mais quente a água, melhor será o efeito. Funciona para pequenos entupimentos, e ajuda a tirar a gordura que fica naturalmente presa nos canos e sifões.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Despeje ½ copo de bicarbonato de sódio no ralo. Em seguida, despeje ½ copo de vinagre de qualquer tipo e tampe o ralo rapidamente. Deixe o ralo tampado por 30 minutos. A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre vai criar uma reação gasosa que ajuda a desprender as sujeiras que estão causando o entupimento. Depois, jogue água quente pelo ralo para tirar a mistura, que pode causar odores ruins.

Se essas duas técnicas não funcionarem, aí é a hora de partir para um trabalho mais forte, na tentativa de retirar o que está entupindo a pia.

Resultado de imagem para Como desentupir pia Desentupidor

Desentupidor

Essa é a saída mais convencional de todas. Caso a pia tenha dois ralos, um na parte do fundo e outro que é perto da borda superior da pia, tampe esse da borda superior com um pano molhado. Depois, coloque a borracha do desentupidor sobre o ralo do fundo e abra a torneira.

Quando a água chegar na altura do cabo do desentupidor, faça movimentos para baixo e para cima, bombeando de modo a forçar a água a descer com rapidez. Tome o cuidado de deixar a borracha do desentupidor sempre bem grudada sobre o ralo. Bombeie por uns 30 segundos e veja se a água desce normalmente. Se sim, o desentupimento foi resolvido.

Arame

Com a ajuda de um arame resistente porém maleável é possível retirar boa parte dos detritos que causam o entupimento. Dobre uma das pontas para ela ficar como se fosse um anzol, para que ela consiga agarrar os detritos presos dentro do ralo, principalmente cabelos compridos.

Desça a ponta dobrada pelo canto do ralo, nunca pelo meio, para evitar que os detritos desçam e entupam os canos ou sifões. A ideia é tirar a sujeira que causa o entupimento para fora do ralo, ok? Gire o arame algumas vezes e puxe. Repita a operação para retirar o máximo possível do entupimento.

Resultado de imagem para Como desentupir pia Limpar o sifão

Limpar o sifão

Caso nenhuma das técnicas funcione, você ainda tem a chance de limpar o sifão, pois é comum que os detritos fiquem presos lá dentro. Para começar, coloque um balde abaixo do sifão, para evitar que a água dentro dele se derrame pelo chão.

Com a ajuda de um grifo, desrosqueie as pontas do sifão. E então é só limpar por dentro dele. Aproveite e dê uma olhada dentro dos canos para ver se tem detritos grudados. Se tiver, retire-os com a ajuda do arame. Depois de resolver o problema do entupimento, derrame água quente pelo ralo, para que o restante dos detritos vá embora. Você também pode usar água sanitária ou desinfetante, para acabar com o cheiro ruim, se for o caso.