Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos

Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos

Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – As pragas e o mau cheiro assombram os ralos da sua casa? Não aguenta mais levar susto com aquela barata passeando no seu banheiro? Então confira o post desta semana e descubra como evitar esses inconvenientes.

Assim como o entupimento, o mau cheiro e as pragas também são hóspedes inconvenientes, infelizmente muito frequentes no esgoto doméstico. Quando eles aparecem, pode ser um alerta de que algo não está funcionando bem. Para te ajudar com esse problema, separamos dicas básicas, mas muito eficientes de evitar mau cheiro e pragas nos ralos da sua casa.


Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Esteja Sempre com as Manutenções em Dia

Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Uma das causas mais frequentes de aparecimento de pragas no esgoto é por falta de manutenção. A caixa de gordura, por exemplo, recebe uma grande quantidade de resíduos vindos da cozinha e, com o tempo, eles vão acumulando, se decompondo, o que resulta em mau cheiro.

Se a limpeza não for feita periodicamente, corre o risco dessa caixa ser alvo de entupimento, transbordamento, escoamento lento, mau cheiro e atrair a proliferação de pragas, como ratos e baratas, por exemplo.

É aconselhável que a manutenção preventiva seja realizada a cada seis meses, aproximadamente, variando de acordo com a frequência de uso e tamanho da caixa de gordura.

Essa limpeza retira todo o resíduo acumulado e deixa a caixa de gordura em pleno funcionamento. Sem o chamariz da sujeira e mau odor, as pragas não são atraídas para a caixa e certamente se manterão longe dos ralos da sua casa.

Se você ainda está pecando nesse assunto, confira nosso post Caixa de gordura: entenda a importância e como conservá-laNesse artigo ainda ensinamos você a realizar essas manutenções de modo bem simples.


Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Verifique se os Sifões Estão Instalados Corretamente

Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Outra forma de evitar o odor desagradável e os visitantes indesejados nos ralos é estar com o sifão instalado corretamente. Esse impede que o mau cheiro retorne para o ambiente e que pragas passem da tubulação de esgoto para dentro da sua residência.

Aproveite para checar os sifões das pias da sua casa. O correto é que eles fiquem ligeiramente curvados (como na imagem abaixo), para que sempre fique um pouco de água parada ali.


Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Realize Limpeza Periódica

Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Incluir a limpeza de ralos e sifões na sua rotina é essencial para manter o mau cheiro longe da sua casa. Isso porque eles recebem uma grande quantidade de resíduos diariamente e, parte disso, acaba ficando grudado pelas paredes dos canos e até mesmo naquela grade do próprio ralo. Ao se decompor, isso acaba exalando um cheiro desagradável.

Por isso, ao lavar o banheiro, retire a grade do ralo, remova cabelos que possam estar grudados nela e lave-a com a ajuda de uma escovinha e detergente, em água corrente. Aproveite também para lavar o cano, ao menos aquela saída próxima do ralo. Você pode fazer isso facilmente, despejando um litro de água fervente com detergente, para descolar a gordura, depois esfregue com escova sanitária e enxague.

Na pia da cozinha e do banheiro pode ser feita a limpeza do sifão. Assim como a higienização do cano, ela ajuda a tirar a gordura e resíduos que ficam grudados e resultam no mau cheiro.


Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Cuidado com Seus Hábitos

Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Os hábitos dos moradores também podem colaborar (e muito!) para a proliferação do mau cheiro. É sempre importante tomar alguns cuidados básicos com os ralos, entre eles:

  • Ao tomar banho, tente recolher o máximo de cabelos que caírem no chão e jogue no lixo. Isso evita que eles escoem para o ralo;
  • Ao fazer a barba, recolha os pelos e jogue no lixo;
  • Antes de colocar as louças na pia da cozinha, retire todo resto de alimento e jogue no lixo;
  • Tenha sempre uma peneirinha no ralo da pia, para que os resíduos sejam barrados ali e não passem para a tubulação. Lembre-se de limpar essa peneirinha todas as vezes que lavar louça e jogue as sujeiras que ficarem acumuladas no lixo.

Além de prevenir o mau cheiro, ter bons hábitos com o esgoto da sua casa também ajuda a evitar entupimentos.


Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Itens que Podem te ajudar

Veja Formas de Evitar mau Cheiro e Pragas nos Ralos – Alguns itens também podem te ajudar a afastar ou barrar o mau cheiro e pragas:

Naftalina – Coloque algumas bolinhas de naftalina em cima do ralo, de modo que elas não desçam pela tubulação. Ela ajuda a afastar insetos e ameniza o odor.

Ralo inteligente – Hoje existe uma infinita variedade de ralos inteligentes e com tampas, que garantem usabilidade na hora do banho e depois podem ser fechados, impedindo que qualquer cheiro ou praga passe para o ambiente.

E se a situação já estiver consolidada?

Se o problema já se instalou na sua casa, entre em contato com uma desentupidora especializada. Uma desentupidora profissional saberá identificar e solucionar seu problema de modo rápido e eficaz.