Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Desentupir pia: quem nunca se viu diante de tal necessidade, não é mesmo? Seja em uma residência, em uma empresa ou em uma instituição de ensino, sabemos que problemas técnicos bem desagradáveis podem ocorrer. Você já se deparou com uma pia entupida e não soube o que fazer?

Pois é, a pia entupida pode ser tornar algo ainda pior se você recorrer a maneiras caseiras de desentupimento. Esse erro pode custar muito dinheiro e paciência para quem o comete.

Ah, mas você viu na internet que existem formas de desentupir a pia de um jeito fácil e barato, não é?  Calma, não podemos acreditar em tudo o que vemos por aí. Muitas informações são dadas sem real comprovação delas, e você não quer ter mais problemas, certo?

Por isso, procure conhecer sobre o assunto com quem realmente entende dele. Assim, você pode se sentir mais seguro, e acredite, as vantagens são bem maiores. Como queremos lhe ajudar, preparamos um conteúdo especial em que vamos tirar várias dúvidas que devem existir com você quanto a esse assunto. Por isso, este texto irá lhe mostrar os 5 erros mais comuns ao tentar desentupir uma pia.


5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Mas, o Que Leva ao Entupimento da Pia?

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Tudo requer cuidado. Porém, você sabe que esse tipo de coisa pode acontecer. Alguns elementos são bem comuns e é certo que colaboram com o surgimento de uma pia entupida. São eles:

  • Borra de café: essa é uma das maiores vilãs das pias. O pó do café, junto com a gordura dos utensílios, costuma colar nas paredes dos canos, formando um bolo pegajoso que a água tem dificuldade de ultrapassar;

  • Gorduras e óleos: não se diluem na água, e além de entupir a pia, ainda causa outro problema: dificulta a limpeza do esgoto nas estações de tratamento. A solução é descartar em pontos de reciclagem destes materiais;

  • Sobras de alimentos: ao não retirar os resíduos de alimentos dos pratos e panelas, eles vão direto para a pia e dificultam a passagem da água. A alternativa certa para esse caso é sempre retirar esses restos e dispensá-los corretamente, e não na pia. Ou então reaproveitá-los de algum modo sustentável, o que seria o ideal.

 Porém, caso já tenha ocorrido o entupimento, o que fazer? Primeiro, saiba o que não fazer. Confira!


5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – O Uso de Arames e Objetos Pontiagudos Pode Ser Perigoso

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Sabe quando você pensa que vai solucionar algo e na verdade só piora? E olha que essa piora pode ser bem séria, viu?

O uso de um arame, por exemplo, já pode ter dado certo para algumas pessoas, mas as chances de dar errado são muito grandes. Feito por um não profissional, pode causar fissuras nos canais a abrir pequenos rasgos nos tubos.

Portanto, mesmo que a água possa escoar, o entupimento pode se tornar um vazamento. E aí, para resolver isso, teria que quebrar a infraestrutura do ambiente e gastar com encanador, pedreiro, e ainda tem risco de acidente!


5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Usar Refrigerante Também Não Adianta

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Você já deve ouvido falar dessa fórmula, certo? Pois bem, o uso do refrigerante, no caso a Coca-Cola, não resolve a situação.

Vamos lhe explicar o motivo: mesmo que a Coca-Cola tenha ácido fosfórico em sua composição, ingrediente que a população diz servir para desobstrução de canos e ralos, o refrigerante não consegue desentupir a pia pois a quantidade desse ácido fosfórico é muito baixa (cerca de 0,6g por litro).

Com isso, você percebe que mesmo aquilo que é muito difundido entre as pessoas pode ser questionável, nesse caso.


5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Produtos Corrosivos Podem lhe Prejudicar Nessa Situação

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Algumas pessoas utilizam produtos corrosivos, como soda cáustica e alguns ácidos, para desobstruir a pia. Mas, o que essas pessoas não sabem, ou ficaram sabendo de um modo não agradável, é que esses produtos danificam ainda mais os tubos.

Eles na verdade, danificam a estrutura da tubulação, principalmente se forem de PVC. E o que acontece? Sim, possíveis vazamentos. E mais uma vez o problema se torna ainda mais estressante, além de sair muito mais caro.

Sem contar que, com essa atitude, é possível causar problemas para a sua saúde, pois dependendo da substância, gases tóxicos podem ser liberados durante a aplicação do produto.


5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Desarmar o Sifão da Pia pode Não Ser uma Boa Ideia

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Sabe aquela peça curva que fica na saída da pia, antes do encanamento entrar na parede? Mesmo não sendo complexo desengatá-la, não é recomendado que você a tire do lugar para limpar. O popular sifão também pode ser mais uma dor de cabeça, quando falamos em desentupimento de pia.

Isso só pode ser realizado com uma perícia mínima e com profissionais que possuam as ferramentas mais adequadas para a operação. Caso contrário, você pode danificar os canos e não conseguir remontar a tubulação.


5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Improvisar um Hidrojato sem Profissionalismo Também Pode Causar Problemas

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – O fluxo não volta ao normal com a improvisação de um hidrojato, pois essa técnica deve ser feita com equipamentos especializados e profissionais treinados, senão pode prejudicar as tubulações.

 A principal falha é tentar resolver sozinho algo que pode gerar muitos erros, principalmente se insistir em consertar sem conhecimento técnico.

Outros itens utilizados que não adiantam para desentupir a pia:

  • Desentupidor de borracha: você deve lembrar que os materiais usados precisam ser os recomendados, e a ação feita por um profissional;

  • Água quente: jogar água não resolve, principalmente se a situação do entupimento estiver mais séria;

  • Água sanitária: como a água quente, a água sanitária não desobstrui a pia em situações mais complicadas.


5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Então, Qual a Melhor Coisa a se Fazer Quando a Pia Entupir?

5 Erros Que Muita Gente Comete ao Desentupir Pia – Você deve pedir a ajuda de uma empresa profissional, que possua uma estrutura de qualidade, com equipamentos modernos e uma equipe qualificada.

Sem falar que a empresa deve seguir todas as normas de segurança recomendadas, o que é muito importante. Muitas empresas pequenas estão em atividade de forma irregular.

Não se prejudique ainda mais e não persista em cometer erros, como no caso de uma pia entupida. Entre em contato com a Desentupidora Porto Alegre e resolva esse e outros problemas.

A Desentupidora Porto Alegre atua na região da Grande Porto Alegre e algumas cidades do interior, possui experiência de execução e é referência no ramo.  Com isso, o custo-benefício é com certeza maior. Não perca tempo e fale conosco!