Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

Dicas Para Evitar Entupimento de Esgoto em Casa

blank

Dicas Para Evitar Entupimento de Esgoto em Casa

Dicas Para Evitar Entupimento de Esgoto em Casa – Odor fétido, descarga que não desce e ralos que voltam a água e sujeira, são alguns dos sinais claros que o esgoto de sua casa não está funcionando normalmente. O entupimento de esgoto é um dos problemas mais complexos que podem aparecer em uma casa e é preciso uma solução rápida para se livrar desse transtorno.

Em casos menos graves, é possível usar produtos e técnicas caseiras para desentupir o esgoto, sendo possível encontrar produtos que sejam paliativos para o problema, porém alguns podem até piorar a situação. Neste artigo, daremos Dicas Para Evitar Entupimento de Esgoto em Casa antes que ele possa acontecer.

O esgoto, seja ele ligado a Rede de esgoto pública ou a uma fossa séptica, deve estar sempre desobstruído para evitar problemas com entupimento. No caso da rede pública, a sujeira geralmente vai embora e não fica obstruída, a não ser que haja algo no caminho que impeça o trajeto normalmente.

Em geral, lixo jogado nas tubulações, excesso de cabelo, sabonete, papel higiênico e até absorventes, podem ser os causadores de entupimentos. Outro causador é o óleo de cozinha que forma um tipo de pedra no encanamento e ainda é altamente tóxico ao meio ambiente e água.

Veja As Dicas de Como Evitar o Entupimento de Seu Esgoto

 

Em primeiro lugar, é preciso ter um pensamento sustentável, ou seja, pensar sempre no que será bom para o meio ambiente, para água e que não irá comprometer a saúde e bem estar de sua família.

Tenha hábitos saudáveis como jogar o lixo sempre no lixo e descartá-lo em local correto. Óleo de cozinha queimado, deve ser descartado em uma garrafa e levado em locais específicos onde este óleo será reciclado, podendo, inclusive, ser usado na fabricação de sabão.

Absorvente e papel higiênico devem ser jogados no lixo comum e jamais dentro do vaso sanitário, pois podem ser causadores de entupimentos a longo prazo. Canos como sifão de pia, devem ser regularmente limpos para evitar que fios de cabelo e restos de sabonete, possam obstruir a passagem da água.

Os entupimentos de esgoto não acontecem de uma hora para outra, mas sim são situações que aparecem depois de anos de sujeira acumulada. É necessário uma mudança de hábitos para que problemas no esgoto sejam evitados. Mas caso já esteja havendo indícios de entupimento, algumas dicas podem ser eficientes para resolver o problema:

Bicarbonato de sódio 

O Bicarbonato de sódio é um composto químico alcalino que possui uma acidez concentrada e ótimo para limpeza de tubulações. Corrosivo, desobstrui encanamentos e pode ser usado sozinho ou com outros produtos caseiros como vinagre e sal.

O Bicarbonato de sódio associado ao vinagre e sal, corrói gorduras e outros detritos que possam causar entupimentos superficiais nas tubulações. A seguir, uma receita simples e muito usada para esse fim:

  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio;
  • 1 xícara de vinagre branco;
  • 1 colher de sal;
  • 4 xícaras de água fervente.

Modo de fazer:

Coloque 1 xícara de bicarbonato com 2 xícaras de água fervente no ralo e depois coloque mais 1 xícara do bicarbonato com o vinagre branco e o sal e feche o ralo. Coloque o restante da água fervente e observe se o ralo fica desobstruído.

Água quente

A água quente ou fervente é uma boa ideia para junto com o bicarbonato, limpar todo encanamento, sendo inclusive, indicado para que a cada semana, seja jogado nas tubulações para evitar que os canos fiquem sempre sujos. O problema, porém, está na temperatura utilizada. Cuidado para que não esteja fervente e tenha certeza que seu encanamento suportará o calor utilizado para que não haja um problema mais sério com fissuras e vazamentos