Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

Como Funciona Uma Caixa de Gordura

Como Funciona Uma Caixa de Gordura

Como Funciona Uma Caixa de Gordura – Por exemplo, a funcionalidade dela é reter a gordura através de um compartimento: a caixa de gordura é um componente da rede de esgoto, e fica instalada na saída de água de pias e lava louças.

Existe vários modelos de caixas de gordura, seu funcionamento basicamente é: a gordura fica retida na parte superior da caixa, dando passagem para a água  por baixo, correndo em direção a rede de esgoto.

Ainda assim, a caixa geralmente é de alvenaria, fibra de vidro, PVC ou concreto. Ela deve ser vedada e com tampa removível, a fim de manutenções e limpeza.

Em outras palavras, se entupida, cheia ou com algum problema como infiltração, rachadura e vazamento, os dejetos gordurosos podem ir parar na rede de esgoto e prejudicar a companhia de saneamento básico, responsável pelo tratamento e distribuição da água.

Sem falar no estrago que uma caixa entupida pode fazer na cozinha. A gordura começa a voltar para a pia e pode até causar uma ‘explosão’ de gordura, acarretando prejuízos financeiros, contaminação e muita chateação.


Como Funciona Uma Caixa de Gordura – Como Evitar Entupimento de Caixa de Gordura

Como Funciona Uma Caixa de Gordura – Para evitar entupimentos, gordura voltando pela pia, mau cheiro e todos os desagrados que uma caixa em mau estado ou funcionamento pode trazer é necessário verificar a caixa pelo menos de mês em mês.

Residência, restaurantes, lanchonetes, e comércios alimentícios em geral são os que mais devem verificar o estado da caixa de gordura. Quanto mais se lava materiais gordurosos, como panelas e frigideiras, maior a frequência de manutenção e limpeza da caixa.


Como Funciona Uma Caixa de Gordura – Quem Pode Limpar a Caixa de Gordura?

Como Funciona Uma Caixa de Gordura – Uma desentupidora de caixa de gordura é a melhor resposta, mas a gente sabe que às vezes as pessoas tentam executar serviços que não lhes cabem.

Nesse caso o recomendado é sempre fechar o registro da pia, equiparar-se com os EPI’s (equipamentos de proteção individual) como luvas e avental no mínimo. Depois raspe a gordura das paredes da caixa com uma pá grande, ensaque a gordura retirada e jogue no lixo comum, jamais no vaso sanitário.

Serviço profissional e seguro

Mas se você preza mesmo é por segurança e eficiência, a melhor alternativa é sempre contratar uma empresa especializada, que ofereça serviços profissionais e seguros.