Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

Saiba Tudo Como Funciona a Caixa de Gordura

Saiba Tudo Como Funciona a Caixa de Gordura

Saiba Tudo Como Funciona a Caixa de Gordura – Quase ninguém sabe a importância da caixa de gordura. Você é uma dessas pessoas?Aqui você vai descobrir tudo sobre ela.

Para começar, saiba que todo imóvel precisa ter, é lei. Este reservatório deve seguir especificações da norma (NBR 8160) expedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Veja como fazer uma caixa de gordura padrão residencial unifamiliar com volume de retenção mínimo de 18 Litros:

  • As caixas podem ser de PVC, concreto ou alvenaria e precisam ter tampas removíveis;
  • A seção pode ser retangular ou circular;
  • Abra um buraco de 80 cm x 60 cm x 80 cm (comprimento x largura x profundidade) próximo da pia da cozinha;
  • Faça o fundo em concreto simples com o traço 1:3:3 (cimento, areia, brita) com 8 cm de altura;
  • Levante paredes com tijolos maciços e requeimados deitados com no máximo 10 centímetros de altura;
  • Faça uma placa com concreto simples ou com pedra ardósia para ser a parede do sifão. A parede tem as medidas 30 cm x 37 cm x 2 cm.
  • Assente a placa sobre as paredes na medida 13 centímetros da saída da caixa de gordura. O revestimento interno da caixa é com massa forte (argamassa de cimento e areia, traço 1:3).
  • Suba as paredes da caixa, começando pelo fundo até atingir 32 centímetros;
  • Assente o tubo de 100 mm, que deve ir para a caixa de inspeção;
  • Suba paredes mais 5 centímetros e assente a 37 centímetros do fundo da caixa do tubo de 50 mm. Esse tudo é para a água da pia da cozinha entrar;
  • Suba paredes mais 10 centímetros. Chumbe uma tampa de concreto ou ardósia na menor parte da caixa;
  • Suba paredes do maior lado da caixa até atingir o nível do terreno;
  • Aterre as laterais da caixa de gordura. Coloque uma tampa removível no lado maior;
  • Fundo e paredes da caixa devem ser muito bem vedadas;
  • Coloque água até transbordar e espere 15 minutos. Caso não tiver vazamentos, continue a aterrar as laterais.

Saiba Tudo Como Funciona a Caixa de Gordura – Como Funciona?

Saiba Tudo Como Funciona a Caixa de Gordura – A caixa de gordura é um dispositivo entre o cano da pia da cozinha e a rede coletoria de esgoto ou fossa. Sua função é não deixar que a gordura dos utensílios se misturar com a água. A água e a gordura vão para a caixa. Por ser mais leve, a gordura flutua e a água fica embaixo. O que separa a água da gordura é uma abertura da caixa que leva a água para a tubulação de esgoto.

Para realizar essa separação, a caixa de gordura deve ser limpa a cada três meses. Essa prevenção pode ser feita manualmente. Você tira a tampa da caixa de gordura, pega a gordura que tem aspecto amarelado é solido, parecido com manteiga com o auxílio de uma concha, coloca em um saco plástico e descarta em lixo comum. A limpeza está concluída quando a caixa de gordura tiver apenas água. A limpeza manual é a mais recomendada. O trabalho leva apenas 20 minutos.

Existem também produtos específicos à base de enzimas. Esses produtos contêm compostos biológicos que dissolvem óleos e também gorduras animal e vegetal. As enzimas são ecologicamente corretas e sua indicação é apenas para manutenção.

Você mistura 50 gramas ou quatro colheres de sopa em 5 litros de água, mexe bem e coloca 95% dessa mistura no ralo da pia da cozinha e o resto (farelo do fundo) nos vasos sanitários e acione a descarga. Faça o procedimento uma vez por mês e não terá problemas. Empresas desentupidoras também fazem o serviço.

A transformação da gordura em água e gás carbônico por microorganismos naturais seria uma solução natural, entretanto, dificilmente as colônias auto suficientes decorrentes dessa transformação surgem em volume suficiente, pois, os produtos químicos usados na lavagem das louças impedem isso.

As soluções caseiras não fazem efeito. Pode esquecer a água quente e a soda cáustica. A água quente pode chegar à caixa de gordura ainda mais quente e agravar a situação. A soda até dilui a gordura, porém, o detrito vai endurecer novamente.

Mas, quem não é adepto da manutenção passa meses sem limpar a caixa de gordura. O relaxo faz a gordura obstruir o encanamento, porque o óleo gruda como se fosse uma cola. Mau cheiro, escoamento lento, transbordamento da água e proliferação de insetos são problemas que vêm com o entupimento da caixa de gordura.

Para entupimentos severos…

Se quem faz manutenção a caixa de gordura entope, imagina quem não é cuidadoso. Neste caso é preciso uma medida extrema. Você pode fazer um tratamento de choque à base de enzimas. Veja como fazer:

  • Coloque 150 gramas (6 doses) de enzimas em 5 litros de água. Mexa bem e reserve por duas horas;
  • Limpe a caixa de gordura manualmente, conforme explicado no segundo parágrafo.
  • Após a limpeza, mexa a solução de água com enzimas e coloque na caixa de gordura;
  • Ao perceber que o entupimento foi revertido, aplique diariamente 50 gramas (2 doses) de enzimas, mexa bem e coloque 95% dessa mistura no ralo da pia da cozinha e o que sobrar (farelo) nos vasos sanitários e dê descarga;
  • Repita o processo anterior semanalmente e depois todos os meses como manutenção.

Viu como ela é importante? Cuide bem da sua caixa de gordura e evite problemas. Mas caso haja problemas a Desentupidora Porto Alegre Resolve!