Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

Veja os Cuidados com a Limpeza de Caixa ´D’água

Veja os Cuidados com a Limpeza de Caixa ´D’água

Veja os Cuidados com a Limpeza de Caixa ´D’água – Reservatórios de água como as caixas d’água são necessários para suprir a necessidade de armazenar água em imóveis e propriedades rurais. Para ser considerada segura, uma caixa d’água precisa atender a três fatores: ser bem impermeabilizada, bem vedada e sempre limpa. A limpeza de caixa d’água garante a qualidade da água, a tampa irá conter a entrada de insetos e impurezas e a impermeabilização irá protegê-la da água da chuva.

Por isso, é importante tomar alguns cuidados para manter a qualidade da água. Ou seja, é preciso deixá-la em excelentes condições higiênicas e bem tampada. Para tanto, a limpeza da caixa d’água deve ocorrer a cada seis meses, seguindo o procedimento que o fabricante orientar no momento da compra.

 Como fazer a limpeza de caixa d’água

 

  • Confira abaixo como fazer a limpeza de caixa d’água:
  • Primeiramente, feche o registro de entrada.
  • Reserve parte da água do reservatório para realização de atividades domésticas. Tome o cuidado de manter cerca de um palmo de água dentro do reservatório, para ser utilizada na limpeza.
  • Feche o registro de saída para impedir que a água, ou resíduos, do procedimento de limpeza contaminem a tubulação e os pontos de consumo.
  • Utilize pano e esponja macia para limpar o fundo e as paredes internas do reservatório. Se for necessário, utilize pá plástica e escova de cerdas de fibra vegetal, ou cerdas plásticas macias, para retirar excessos de sujeira/resíduos do reservatório.
  • Descarte a água suja pela tubulação de limpeza. Se for necessário, utilize parte da água reservada para limpar completamente as paredes e o fundo da caixa.
  • A água suja que não descer pela tubulação de limpeza e ficar no fundo do reservatório deve ser retirada com a ajuda de um pano, esponja ou balde.
  • Após descartar toda a água suja do reservatório, feche o registro de limpeza.

Veja os Cuidados com a Limpeza de Caixa ´D’água – Segunda Etapa da Limpeza

Veja os Cuidados com a Limpeza de Caixa ´D’água – Mesmo com a caixa sem sujeira aparente, o procedimento de limpeza ainda não foi concluído. É necessário fazer a sanitização do reservatório e, posteriormente, dos pontos de consumo. Para iniciar esta etapa, abra o registro de entrada.

  • Encha a caixa d’água com cerca de 1 (um) palmo de água, feche o registro de entrada.
  • Adicione cerca de 1 litro de água sanitária para cada caixa d’água de mil litros. Ou seja, se o reservatório for de 500L, adicione 0,5 L (meio litro) de água sanitária. Se ela for de 2 mil litros, adicione 2 litros. Deixe esta mistura na caixa por duas horas. Todavia, a cada 30 minutos passe a solução nas paredes internas e na tampa do reservatório. Faça isso com uma brocha ou com o uso de um pano,
  • Ao final das 2 horas, abra o registro de saída, torneiras e descargas, para que a solução contendo água sanitária faça a sanitização da tubulação de saída/consumo.
  • Após descartar toda a água, feche todas as torneiras, chuveiros e descargas, e abra o registro de entrada para encher a caixa d´água.
  • Coloque a tampa na caixa d´água, assegure que ela esteja travada e deixe registrada a data da próxima limpeza na parede externa da caixa.

Fique atento!

– Jamais utilize vassouras, escova de cerdas metálicas, detergentes e qualquer tipo de sabão, no procedimento de limpeza da caixa d´água;

– Nunca descarte a água suja pela tubulação de saída (pontos de consumo, como: torneiras, chuveiros e descargas), pois todos os resíduos provenientes do processo de limpeza ficarão acumulados nesta tubulação e contaminarão a água utilizada para consumo;

– Durante a limpeza de caixa d’água mantenha os demais registros fechados;

Garanta a eficácia do serviço

Contratar uma empresa para a limpeza de caixa d’água demanda alguns cuidados especiais. Basicamente, analise se ela é possui alvará da vigilância sanitária e se possui funcionários capacitados com treinamentos específicos para realizar esse serviço. Verifique ainda se os funcionários usam os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, galochas, máscaras de proteção simples. Dessa forma, você estará protegendo aos funcionários e a si mesmo.


Veja os Cuidados com a Limpeza de Caixa ´D’água – Conheça a Desentupidora Porto Alegre

Veja os Cuidados com a Limpeza de Caixa ´D’água – As limpezas de caixas d’água e reservatórios da Desentupidora Porto Alegre são feitos por profissionais altamente treinados para a completa higienização e limpeza de caixa d’água e qualquer outro tipo de reservatório.

Nós garantimos a qualidade do serviço e estamos a disposição para esclarecimento de dúvidas. Efetuamos os seguintes procedimentos:

  • Esgotamento total da caixa por processo de sucção ou moto bomba;
  • Limpeza das paredes, teto e pisos
  • Uso de produtos químicos para purificar a água e eliminar microrganismos.

Ligue agora mesmo para nossos atendentes e agende uma visita. Oferecemos orçamento grátis.