Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Está com problema de entupimento de vaso sanitário, aqui você apreendera as melhores formas de desentupir o vaso sanitário em segundos, mostraremos as melhores técnicas que realmente funcionam, para que você resolva este problema o mais rápido possível.

Antes de chamar uma desentupidora de sua região, às vezes o entupimento do vaso sanitário é algo simples que não requer um trabalho profissional, pois o uso de alguns produtos caseiros será o suficiente para resolver.


4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Formas Desentupir Vaso Sanitário

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Sabemos o quanto é incômodo ter um vaso sanitário mas conhecido como privada entupida, por isso abordaremos aqui as principais técnicas funcionais de desentupimento de vaso Sanitário.


4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Com Desentupidor Borracha

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Feito de borracha e com um cabo para manuseio, o desentupidor não pode faltar em casa, já que em pequenos entupimentos, ele pode ser a principal solução do problema.

O desentupidor funciona por sucção, sendo pressionado contra a saída do esgoto e dessa forma, movimentando qualquer coisa que esteja obstruindo o caminho e liberando a passagem da água.

Com um Desentupidor de borracha, faça movimentos para cima e para baixo, para que a pressão da água possa limpar o ponto de passagem da privada, este modo é o modo mais tradicional e mais funcional nos casos de entupimento de vaso sanitário.


4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Desentupidor, Garrafa e Pano de Chão

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Na falta de um desentupidor, uma garrafa Pet pode ser usada, pois sua ação funcionará exatamente igual um desentupidor comum.

Outra dica é o uso de um pano de chão que pode ser pressionado como um desentupidor, porém deve-se tomar o cuidado de usar luvas e não pressionar demais para que o pano seja sugado pela pressão da água para a rede de esgoto, depois de liberado o trajeto da água.

Balde Com Água

Não tem desentupidor então, encha um balde com água e jogue a água o mais alto possível dentro do vaso entupido, com a pressão da água ocorre a desobstrução.

Este modo é funcional mas costuma fazer muita sujeira pois, sempre acaba derramando água no piso do banheiro.

Detergente e água quente

Quando a obstrução é leve, ou mesmo para manter o esgoto limpo, a utilização de detergente e água quente ou fervente pode ajudar bastante.

Em 1 litro de água quente ou fervente, utilize de 3 a 5 colheres de sopa de detergente e jogue na tubulação. É uma excelente alternativa em casos de entupimentos superficiais e para limpeza.

Desentupimento por vedação

Existe atualmente no mercado, um produto que serve para desentupir vaso sanitário por sucção, porém sendo vedado na abertura superior e dando descarga, fazendo com que dessa forma o caminho seja liberado e a água escoada.

Por possuir uma cola especial, fica firme no vaso e só é eficaz se bem aplicado e sem espaços para passagem de ar. Para uso básico, seu uso tem sido aprovado.

Vinagre e Bicarbonato de sódio

O Vinagre e Bicarbonato de Sódio são muito conhecidos como bons corrosivos para desobstruir vaso sanitário e ralos.

O vinagre possui ácidos que em conjunto com o poder corrosivo do bicarbonato de sódio, destrói gordura e dejetos que estiverem pelo caminho.

O vinagre mais utilizado é o de álcool e uma receita comum com meio copo de bicarbonato com meio copo de vinagre que deve ser colocado no vaso e deixado para agir por alguns minutos. Para potencializar o poder de dissolução, aplique 1 copo cheio de água fervente.

Mangueira

Se a obstrução está tirando sua tranquilidade ao utilizar o banheiro, usar uma mangueira que sirva como um equipamento de hidrojateamento, pode ser muito eficiente para limpar e liberar o caminho para água.

Para que a mangueira faça esse serviço com eficácia, é necessário ter uma pressão bem alta para que todos os dejetos pelo caminho sejam movidos e retirados do trajeto.

Soda Cáustica

Também conhecido como diabo verde, este composto químico é poderoso para desobstruir vaso sanitário, porém não indicado para uso regular.

A Soda Cáustica pode ser eficiente quando o entupimento é superficial ou ainda que sério, não seja algo que esteja comprometendo a rede de esgoto por completo. A Soda Cáustica pode formar um tipo de massa petrificada junto com a gordura, quando essa é lançada pelo ralo da cozinha de forma indiscriminada.

Quando isso acontece, o entupimento pode se tornar ainda mais sério, por isso não sendo a melhor indicação para nenhum tipo de entupimento.


4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Queda de Objeto Dentro Vaso Sanitário

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Quando cai algum objeto na privada a melhor forma de fazer a desobstrução fazendo a retirada do próprio vaso.

Coloque o vaso de cabeça para baixo e jogue um balde de água na saída da privada com isso o objeto acaba voltando e você consegue retirar. Caso, o objeto não volte é preciso verificar no sistema de sifonagem do vaso, vire de ponta cabeça e olhe dentro da saída para ver se é possível ver o objeto.

Após ver o objeto faça a retirada do mesmo com ajuda de um alicate ou arame. Faça o teste no vaso colocando no lugar e dando uma descarga, estando tudo ok faça, a fixação do mesmo e rejunte evitando assim o mau cheiro.

Principais Motivos de entupimento Vaso Sanitário

Prevenir é sempre melhor do que desentupir o vaso sanitário, algumas pequenas medidas preventivas poderão ajudar muito, evitando dor de cabeça com vaso entupido.

  • Jamais descarte papel higiênico
  • absorventes íntimos
  • hastes flexíveis
  • lenços
  • preservativos
  • “bituca” de cigarro
  • Cotonetes

Faça a limpeza regular do vaso sanitário para evitar acúmulo de dejetos que podem com o tempo, obstruir o fluxo da descarga e resultar no entupimento gradativo da privada.

O vaso sanitário é ligado diretamente com a rede de esgoto ou fossa séptica, e foi feito apenas para uso de descarte de dejetos fisiológicos.

Muitas pessoas têm o mau hábito de usar o vaso para descartar lixo como papel higiênico e absorventes, porém a rede de esgoto brasileira não é projetada para esse fim. Por esse motivo, os entupimentos de vaso sanitário podem ser muito comuns e é preciso uma mudança de entendimento das pessoas, que a rede de esgoto não foi feita para receber lixo residual.

Entupimentos são situações que quando dão sinais, já estão ocorrendo pequenas obstruções aos poucos, demonstrando que é necessária uma mudança de atitude e limpeza especial no encanamento. Para isso, algumas técnicas e produtos caseiros, podem ajudar e até resolver entupimentos superficiais.


4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Como Evitar o Entupimento do Vaso Sanitário?

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Mas afinal, o que leva ao entupimento de vaso sanitário? Antes de entender o que leva ao entupimento é preciso saber também como os vasos sanitários funcionam.

Toda privada depende de dois diferentes componentes para garantir o seu bom e pleno funcionamento: o sifão e a própria descarga de água.

O sifão consiste em um tubo curvado, sendo a sua principal responsabilidade a de controlar a quantidade de água que sai do vaso sanitário. Em seu bom funcionamento, a água não transborda e nem sequer seca.

O outro componente é a descarga da água. Quando a puxamos, a água desce em alta intensidade e força, o que permite que os resíduos entrem no cano e possam ir ‘água abaixo’. No nosso país, cada descarga efetuada usa a média de 6,8 litros de água. Algumas privadas mais modernas contam com um sistema que utilizam menos água (cerca de 3 a 4 litros) para descer a urina, e entre 7 a 8 para as fezes.

Com a ‘energia’ utilizada pela descarga para fazer com que a água flua intensa e rapidamente pelo cano (sifão), todos os detritos são levados juntos.

Em um funcionamento correto e pleno, em questão de instantes a água voltará à altura do sifão, permanecendo apenas ao fundo do vaso sanitário. Esse nível é constante e, inclusive, fundamental para que o cheio de esgoto não ‘suba’ para o banheiro.

Dicas Prevenção Entupimento Vaso Sanitário

1. Evite utilizá-lo como local para descarte de quaisquer tipos de objetos ou itens, como papel higiênico, cotonetes, fraldas ou absorventes descartáveis, bitucas de cigarro e assim por diante. Lembre-se de jogar esses itens sempre no cesto de lixo.

2. Crie na sua família a consciência de que o vaso sanitário não deve ser considerado uma lixeira. Se por outro lado o vaso estiver em um estabelecimento comercial, a melhor forma de criá-la é por meio da instalação de placas de conscientização para manter o ambiente sempre limpo.

3. Realize, de períodos em períodos, a manutenção dos encanamentos. Ela se torna ainda mais importante para os que moram em apartamentos ou mantém seus estabelecimentos comerciais em prédios – uma vez que um pequeno problema no encanamento pode gerar um grande estrago.

4. Que tal utilizar desodorantes sanitários líquidos? Além de acabar com o mau cheiro no vaso sanitário, o risco de que ele venha a ser entupido é mínimo. Por outro lado, os desodorantes instalados nas laterais ou em pedra podem acabar impedindo que a água desça quando a descarga é acionada. Dependendo da pressão da água, eles podem se descolar ou se partir em vários pedaços. Com a versão líquida você elimina por completo esse problema.

5. Tome cuidado com o cabelo – Cabelos em grande quantidade, se jogados no vaso sanitário, podem se tornar um dos grandes responsáveis pelo entupimento do cano. Sendo assim, se o seu banheiro estiver cheio de cabelos, junte-os e os descarte dentro do cesto de lixo, mas nunca no vaso sanitário ou pia.

6. Jamais jogue preservativos no vaso – Descartar camisinhas no vaso sanitário é, infelizmente, uma atitude ainda comum. Porém, ela precisa ser evitada para que o bom funcionamento da privada não seja prejudicado. A melhor forma de jogá-las fora é colocando dentro de um saco plástico, e posteriormente, colocando-o dentro de qualquer lixo comum.

Lembre-se que jogar preservativos no vaso sanitário implica não só no entupimento do mesmo, como também, é uma das principais razões para o transbordamento de esgotos.

De modo geral, manter cuidados relacionados à higiene é a melhor forma de evitar que o seu vaso sanitário seja entupido. Criar hábitos higiênicos em sua família ou no seu estabelecimento comercial, como já citado anteriormente, é uma garantia de que o entupimento não venha (ou volte) a ocorrer.

Mas, lembre-se: caso o entupimento de vaso sanitário ocorra, é necessário contratar uma empresa especializada no desentupimento o quanto antes, para evitar problemas relacionados à sua saúde e comodidade. Neste caso, não hesite em entrar em contato com as empresas cotadas anteriormente.

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Desentupimento Profissional

4 Dicas de Como Desentupir Vaso Sanitário – Depois de todas as alternativas citadas, se caso o vaso continua com problema de entupimento, é hora de chamar um profissional que consiga desobstruir o vaso sanitário e até faça uma análise de todo esgoto, para prevenir entupimentos mais sérios.

O serviço profissional de desentupimento de vaso sanitário, é feito com equipamentos específicos, e que somente as desentupidoras possuem como no caso da máquina desentupimento, e o desentupidor de vaso sanitário profissional. Evite piorar a situação do entupimento tentando realizar procedimentos por conta própria.