Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

Desentupimento Caseiro e os Cuidados Que Precisa Ser Tomados

Desentupimento Caseiro e os Cuidados Que Precisa Ser Tomados

Desentupimento Caseiro e os Cuidados Que Precisa Ser Tomados – Sabemos que prevenir é sempre melhor que remediar, inclusive quando se trata do entupimento de encanamento e tubulação de residências ou empresas. Todavia, esse incômodo pode acabar acontecendo. Afinal, é extremamente comum que vasos sanitários, por exemplo, acabem entupindo.

A água da pia, banheiro ou tanque passa a escorrer mais lentamente, o vaso sanitário diminui seu fluxo de descarga, ou até mesmo o cheiro ruim do esgoto já denunciam o problema que todos temem: entupimento de canos. Às vezes o entupimento aparece explicitamente, com vazamento de água ou dejetos.

A primeira ação da maioria das pessoas é buscar alternativas caseiras, pensando em reduzir o custo de chamar um especialista no assunto. Na era digital o primeiro a ser acionado é o Youtube, com seus tutoriais que destacam a praticidade e economia.

Contudo, nem sempre seguir alguns passos ensinados na internet resolverá o problema. Na verdade, na maioria das vezes o resultado do desentupimento caseiro não é satisfatório e acaba até mesmo piorando o problema.

Ou seja, o barato sai caro.

Por isso, os especialistas da Desentupimento Porto Alegre reuniram nesse artigo os principais métodos de desentupimento caseiro e porque você deve ter muito cuidado ao adotá-los. Acompanhe!


Desentupimento Caseiro e os Cuidados Que Precisa Ser Tomados – O Que Pode Causar o Entupimento

Desentupimento Caseiro e os Cuidados Que Precisa Ser Tomados – O principal motivo para o entupimento é o mau hábito de utilização, onde muitas vezes são descartados papel higiênico, preservativos, pedras sanitárias, absorventes e cabelo no vaso sanitário e resíduos orgânicos no ralo da pia, ao invés do descarte adequado no lixo. Outra razão pode ser ainda um projeto inadequado de esgotamento, que, quando ocorre, pode causar entupimentos constantes.

Outros hábitos que causam entupimentos são: 

Vasos sanitários: Muitos resíduos em uma mesma descarga;

Máquina de lavar e tanques: fios e fiapos de tecidos, pedaços de pano, etc;

Ralos: folhas, pedras, fezes de animais, etc;

Caixa de inspeção: entupimento ou acúmulo de resíduos na caixa de inspeção;

Falta de manutenção dos canos, vasos sanitários e pias;

Falta de limpeza nos sifões e ralos.

 Nesses casos, a falta de manutenção pode desencadear o entupimento da tubulação do imóvel, entupindo não somente o vaso sanitário mas outras partes. Quando acometidos por essa adversidade muitas pessoas recorrem aos métodos de desentupimento caseiro. Todavia, como mostraremos a seguir, a maior parte deles não são formas efetivas de solucionar o problema.

ALGUMAS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA O DESENTUPIMENTO CASEIRO 

Com uma rápida pesquisa pelo Google e Youtube podemos encontrar uma série de receitas caseiras que prometem o desentupimento rápido e barato. Algumas dessas soluções são:

Bicarbonato e vinagre;

Detergente e água quente;

Água sanitária;

Soda cáustica;

Pano de chão;

Desentupidor de borracha;

Arame dobrado em forma de “u”;

Refrigerantes do tipo Coca-Cola; ou

Remoção do sifão.

Algumas dessas opções podem até solucionar problemas simples e superficiais, porém, em casos mais graves será completamente ineficiente, e pior: pode acabar danificando os canos e exigindo intervenções ainda maiores.

O barato acaba saindo caro visto que o ápice do entupimento às vezes é adiado, pode ocorrer a corrosão do encanamento e, para enfim solucionar de vez o problema, torna-se necessário quebrar pisos, azulejos, paredes, trocar os canos, etc.

Sem necessidade, você pode acabar com uma obra inesperada no seu imóvel! Além da inconveniência, provavelmente terá custos muito superiores ao da contratação de um especialista de desentupimento.

Portanto, sempre que pensar em tentar resolver algum problema relacionado a entupimentos, pense nos problemas que isso pode gerar. Sempre considere solicitar ajuda de uma empresa especializada, de preferência que atenda 24 horas por dia, 7 dias por semana, como a Desentupimento Porto Alegre.

PORQUE NÃO RECORRER AO DESENTUPIMENTO CASEIRO

Como já vimos, os métodos de desentupimento caseiros não têm garantia de sucesso e só funcionam quando o entupimento é superficial, simples. Porém, alguns trazem mais malefícios que resultados positivos.

Ao inserir, por exemplo, algum objeto dentro da tubulação, como cabo de vassoura, é possível que esse objeto se quebre. Pode ser necessário até mesmo quebrar o piso para retirá-lo.

Já a água sanitária, por exemplo, pode até auxiliar na desobstrução do entupimento por excremento. Mas atente-se! Se a causa da obstrução for o acúmulo de materiais como plástico, madeira, papel, entre outros, não surtirá efeito a tentativa de desentupimento.

Corre um risco ainda maior quem escolhe a soda cáustica para fazer o desentupimento caseiro. Além da possibilidade de corrosão dos canos e graves prejuízos na tubulação, a soda cáustica é extremamente nociva à saúde e pode trazer diversos danos, sendo jamais indicada para o uso doméstico.

ENTÃO, QUAL A SOLUÇÃO?

A melhor alternativa para desentupir canos de sua residência, empresa ou indústria é recorrer aos especialistas que, além das ferramentas corretas, sabem identificar as causas do problema, evitando gastos desnecessários e danos ainda maiores na tubulação.

Com ajuda profissional mesmo aquele entupimento mais complicado pode ser resolvido! A Desentupimento Porto Alegre, referência no segmento de desentupimento, utiliza maquinário rotativo, onde a limpeza é feita por meio da raspagem da rede, liberando o fluxo de forma assertiva após a introdução de cabos flexíveis, ou até mesmo o hidrojateamento, uma potente bomba d’água que desobstrui a tubulação.

Utilizando a mais alta tecnologia do mercado com o melhor custo e benefício e garantia do procedimento, a Desentupimento Porto Alegre soluciona os seus problemas de entupimento sem quebrar pisos e paredes.

Os serviços da empresa incluem, por exemplo:

Desentupimento de Canos

Desentupimento de Colunas

Desentupimento de Esgoto

Desentupimento de Pia

Desentupimento de Ralo

Desentupimento de Vaso Sanitário

Hidrojateamento

Limpeza de Caixa d’Água

Limpeza de Fossa

Limpeza de Caixa de Gordura

Se estiver sofrendo com entupimento de canos na sua casa, empresa ou indústria, não arrisque piorar o problema! Chame agora mesmo a Desentupimento Porto Alegre e beneficie-se com a visita grátis, agilidade no atendimento e qualidade na execução de serviços!