Skip to content
Desentupidora Porto Alegre Zona Norte

Por que os Entupimentos São Frequentes no Inverno?

Por que os Entupimentos São Frequentes no Inverno?

Por que os Entupimentos São Frequentes no Inverno? A estação mais fria do ano traz muito mais do que apenas a queda da temperatura. O momento é propício para as consequências indesejáveis de uma série de questões, entre elas, o entupimento dos canos.

Esse problema se torna mais recorrente no inverno, porque a gordura acumulada em locais como sifões, ralos, caixas de gordura e fossas, devido ao frio, tende a ficar mais sólida, barrando a passagem de água. Isso requer, em especial aos estabelecimentos alimentícios, uma atenção maior à desobstrução dos canos nesta época do ano, para evitar situações desagradáveis.


Por que os Entupimentos São Frequentes no Inverno?  Consequência: Alagamentos ou Coisa Pior

Não é novidade que a gordura é a principal causa do entupimento dos canos em qualquer estação, mas a principal complicação do inverno é fazer com que ela fique mais consistente. O problema se agrava em locais em que a quantidade de resíduos é mais concentrada, como em restaurantes e lanchonetes, e que podem vir a causar transtornos ainda maiores. Além dos dispositivos de esgoto internos, as redes públicas são consequentemente afetadas, gerando entupimentos e até mesmo alagamentos nas vias próximas.

Embora pareça uma questão simples, é de extrema importância estar atento às possíveis consequências que o entupimento dos canos, mais evidente no inverno, possa causar nos estabelecimentos, como a interrupção dos serviços prestados, de modo a interferir não só na rotina dos clientes, como também no faturamento e na reputação da empresa.


Por que os Entupimentos São Frequentes no Inverno? O Que Fazer?

Por que os Entupimentos São Frequentes no Inverno? Existem algumas dicas importantes para diminuir essa possibilidade, como despejar água fervente com detergente no ralo da pia, com o intuito de dissolver parte da gordura acumulada nos sifões e canos, por exemplo. Nos locais em que há possibilidade de remoção da gordura, deve-se realizar esse procedimento para evitar que ela se acumule.

Uma sucção de todo o sistema seria o ideal. Para fazer isso, basta entrar em contato com a Desentupidora Porto Alegre para agendar o melhor o dia e hora. Este serviço além de prevenir muitas situações ruins, também pode resolver outros problemas como mal cheiro, baixa vazão entre outros…

Quando se fala em gordura, muitos pensam logo no óleo de cozinha, mas este, mesmo sendo um grande vilão, não é o único responsável pelo entupimento dos canos, por isso, o descarte correto de qualquer tipo de lixo é primordial e será determinante para manter um ambiente saneado por mais tempo.

Todos esses procedimentos são satisfatórios quando se trata de locais pequenos, mas quando for necessário mexer com grandes caixas de gordura, a recomendação é utilizar equipamentos profissionais. Quando pequenas atitudes não solucionarem o problema é importante não insistir, já que isso pode danificar o encanamento. Neste caso, a orientação é recorrer ao uso de equipamentos adequados, com os quais a desobstrução é realizada de forma simples e rápida.

É preciso levar em consideração que atitudes incorretas podem prejudicar não só o estabelecimento, como também as demais empresas e residências que estejam próximas, uma vez que o entupimento dos canos pode chegar à rede de esgoto e causar transtornos como alagamentos, além de deixar o espaço feio, afastando os clientes. A orientação é sempre fazer o descarte correto do lixo e da gordura, e acionar empresas especializadas para casos específicos.