Dicas para desentupir pia sem sofrimento

Dicas para desentupir pia sem sofrimento
blank

Quando a água demora a escoar pelo ralo, é sinal de que algo está obstruindo o encanamento. Nessas horas, você precisa tomar medidas para evitar danos à estrutura. A boa notícia é que desentupir pia não tem mistério. Basta realizar o serviço com cuidado e sua cozinha estará sempre com cara de nova.

A seguir, vamos explicar as principais causas para o entupimento de tubulações. Ensinaremos, ainda, truques caseiros para eliminar a sujeira acumulada. Acompanhe!

Por que o encanamento entope?

Resultado de imagem para Por que o encanamento entope?

Existem diferentes motivos que levam ao mau funcionamento do sistema hidráulico. O primeiro deles pode ser alguma falha na instalação. Peças desencaixadas, por exemplo, ocasionam vazamentos e infiltrações.

A qualidade dos materiais também deve ser considerada. O uso diário leva ao desgaste natural dos tubos e das conexões. Por isso, ainda na construção do imóvel, deve-se optar por equipamentos de boa procedência. Isso garante maior durabilidade para o encanamento.

Porém, talvez o principal fator para a pia entupida seja o acúmulo de resíduos. Toda vez que alguém lava a louça, um pouco de gordura e restos de comida pode descer pelo ralo. Essa matéria orgânica adere às paredes internas da tubulação, estreitando a passagem.

Com o tempo, a água tem mais dificuldade para descer. A pior consequência desse processo é o bloqueio total do cano. Então, ocorre o entupimento. Alguns ingredientes são mais prejudiciais que outros e não podem ser despejados na pia. É o caso da borra de café, da erva mate e do óleo quente, entre outros. Esses rejeitos criam bolos pegajosos com alto poder de obstrução. Portanto, melhor jogá-los no lixo orgânico.

Importante: o óleo de cozinha usado é bastante poluente. Recolha-o em garrafas PET e encaminhe-o a um posto de coleta para a devida reciclagem do produto.

Soluções fáceis para desentupir pia

Resultado de imagem para Soluções fáceis para desentupir pia

Agora que já explicamos o que causa o entupimento, vamos às dicas para resolver o problema. Estas soluções também funcionam como tratamento preventivo. Ou seja: recorra periodicamente às técnicas e você diminuirá o risco de obstruções na tubulação.

1. Limpeza do sifão

A maioria dos sistemas hidráulicos possui um fecho hídrico, conhecido como sifão. Esse dispositivo em forma de U fica embaixo da pia. Ele serve para acumular um pouco de água, impedindo que odores desagradáveis subam pelo ralo.

Às vezes, os restos de comida caem ali, sendo necessário esvaziar o conteúdo. Para tanto, posicione um balde abaixo da estrutura. Os líquidos e a matéria orgânica acumulada vão ser liberados no recipiente.

Use uma chave de canalização para afrouxar o aparato. Quando as peças estiverem soltas, limpe o tubo com uma escovinha. Em seguida, basta enxaguá-lo e reposicioná-lo no lugar. Trata-se de uma tarefa relativamente simples. No entanto, se você não tem muita experiência, conte com a ajuda de um encanador ou bombeiro hidráulico.

2. Fórmulas naturais

Algumas substâncias facilmente encontradas em qualquer cozinha ajudam a desentupir pia e melhorar o fluxo da água. Além disso, elas são bactericidas, então colaboram para atenuar o mau cheiro.

Você pode despejar meia xícara de vinagre pelo ralo. Depois, junte duas colheres de sopa bem cheias de bicarbonato de sódio. Tome cuidado, pois a mistura vai efervescer. Tampe a abertura e aguarde 30 minutos. Passado esse tempo, remova a tampa e jogue água quente na pia. Outra fórmula conhecida utiliza meio copo de suco de limão no lugar do vinagre. Se quiser, você pode adicionar um pouquinho de sal.

3. Desentupidor de borracha

O desentupidor trabalha com a sucção de objetos, criando um vácuo no cano. Existem ferramentas especialmente desenhadas para pias. Elas são menores que os exemplares utilizados em vasos sanitários.

Antes de tudo, bloqueie o extravasor de água, popularmente chamado de “ladrão” – aquela abertura que evita transbordamentos, caso a torneira seja esquecida aberta. Insira um pano úmido nesse local para impedir o escape de líquido.

Agora basta fazer pressão sobre o ralo. Contudo, não aplique muita força. Movimentos bruscos podem danificar a tubulação, principalmente se o entupimento ocorrer numa área mais profunda. Caso o problema persista, conte com o auxílio de profissionais.