Skip to content
Desentupidora Porto Alegre ☎️ RS (51) 3342-8908

Limpando e desentupindo esgotos

Limpando e desentupindo esgotos

Limpar e desentupir esgotos é uma ação realizada em conseqüência de diversos problemas, que surgem com o tempo, o mau uso e com alguns percalços, pelo caminho. Aqui, poderemos apresentar como se dão esses fatores, explicando seus problemas mais comuns, e tentar apresentar soluções cabíveis.

A acumulação de resíduos, bem como a intrusão de raízes de árvores, podem criar pequenos obstáculos, de proporções gigantescas, na rede de esgoto. Uma vez entupida e danificada, uma rede de esgotos pode ser uma séria ameaça à saúde humana e ambiental. Contudo, por incrível que pareça, um dos muitos fatores que provocam a obstrução do fluxo normal de água, nos esgotos, é, justamente, um ligado a natureza: as árvores. Maiores representações possíveis do meio ambiente.

Isso se dá porque diversas espécies de árvores tendem a crescer em direção a fontes de umidade, como tubos de esgotos subterrâneos. As raízes dessas árvores se espalham, provocando o entupimento ou o arrebentamento dos tubos. Pode acontecer, até, dos detritos da raiz obstruírem a passagem da água residual, impedindo seu fluxo direto para a instalação de tratamento do esgoto.

Isso causa um efeito contrário no esgoto, que acaba tendo seu curso invertido, voltando para os edifícios. Além de extremamente desagradável para o olfato, esse fluxo invertido do esgoto é muito perigoso para a higiene, uma vez que pode contaminar as casas com dejetos, micróbios e bactérias, vindas dele. E essa conseqüência não se aplica, somente, ao caso das árvores. Jogar qualquer coisa, dentro de galerias, bueiros e bocas de lobo, também pode gerar esses problemas.

Algumas grelhas de canalização de drenagem possuem “depósitos de água”, que servem como bloqueadores de odores e gases ofensivos. Se a sua casa sofre com os odores da canalização é porque a sua canalização não possui esse depósito, ou, talvez, eles tenham secado, provocando o mau cheiro.

Outros problemas, como a falta de manutenção periódica, produzem o entupimento do esgoto, que pode ser percebido, também, pelo odor desagradável, vindo dele, e pelo escoamento lento, da água.

Para limpar e desentupir o esgoto, as técnicas variam desde a substituição, por completo, dos canos, até o esvaziamento e a limpeza de fossas.

A Desentupidora possui profissionais capacitados para detectar o local onde possa ter ocorrido a possível ruptura ou entupimento do cano, utilizando modernos equipamentos.


Conteúdo Principal do Post mostrar